top of page

Construção Civil

Um dia, sobretudo, será o mundo inteiro, será o tempo e todos os seus percursos. No início, a coisa parecerá um sonho ou um projeto irrealizável. Depois notaremos sinais que nos levarão a acreditar, em seguida participaremos de tudo. E por fim, agiremos na direção de algo desconhecido. Os demolidores virão, e seus instrumentos se deslocarão do que seria hipótese, tornando-a, então, matéria e cansaço.

Em Construção Civil, seis performers erguem uma estrutura cujo projeto acontece no durante do próprio trabalho. Não é arquitetura, mas uma ação fora de ordem e fora da ordem. Arquitetos não-especializados fabulam atentado ao espaço público segundo protocolo sem plano predefinido. O duplo sentido do título nomeia o próprio sentido da narrativa. Interessa o que cinema consegue propor como coreografia. Interessa o que o registro consegue propor como fabulação de futuro. Filme-performance. O descompasso entre materiais e agentes criativos se mobiliza com o nosso país Brasil e com a nossa Fortaleza: bambeia, erra e desconsidera, formulando irregularidades em diferentes níveis, classes, regiões. Durante seis dias, trabalhadore(a)s reivindicam a necessidade de uma política coletiva diante do caos e da crise atual. No sétimo dia, não há o descanso, mas o desmonte. Um programa de performance permanece como tal: vale pelo próprio realizar-se. Mais ou menos como dizia o poeta Caetano: Aqui tudo parece/Que era ainda construção/E já é ruína.

Construção Civil (foto de Igor Cavalcante Moura)5.jpg

|| Ficha Artística

Performers: Andreia Pires, Andrei Bessa, Geane Albuquerque, Gyl Giffony, Lucas Galvino e Wellington Fonseca

Construtores convidados: Aline dos Santos, Bruno Everton, Francinaldo Dimas, José Ivan, Lucieudo e Neto

Direção: Andreia Pires

Roteiro: Andreia Pires, Lucas Galvino e Thereza Rocha

Dramaturgismo: Thereza Rocha

Interlocução: Luís Garay 

Trilha sonora: Uirá dos Reis

Realização audiovisual: Artífice Filmes 

Direção de fotografia: Lua Alencar

Câmera: João Barretto e Lua Alencar 

Imagens aéreas: Lua Alencar 

Montagem: Lua Alencar 

Tratamento de Áudio: Iron Cavalcante 

Colorização: João Barretto

Designer gráfico: FilipeAnjo

Still e fotos: Igor Cavalcante Moura 

Produção: Andrei Bessa, Gyl Giffony e Geane Albuquerque

Assistente de produção: Rafael Abreu e Wellington Fonseca 

Apoio: Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura

 

Este projeto é uma estreia Panorama Raft 2021

 

Coprodutores Panorama Raft: Festival Panorama, Bates Dance Festival, CAC Contemporary Arts Center, CCN de Caen en Normandie, Charleroi Danse, DanseHallerne, FTA - Festival Transamériques, Gessnerallee, HAU Hebbel am Ufer, In Between Time, PACT Zollverein, Points Communs, SESC São Paulo, Teatro Municipal do Porto, Trajal Harrel Company, Hyperjetlag Arts, Voo?uit, Walker Art Center

bottom of page