top of page
Captura de ecrã 2023-04-12, às 14.58.50.png

Construção Civil
(instauração coreofílmica)

com colaboração de Lua Alencar e Thereza Rocha

 

73° Salão de Abril

Secretaria Municipal da Cultura de Fortaleza

Instituto Cultural Iracema

Instalação
2,5 m por tela x 7,5 m [total]
2022

A obra:

Tríptico de projeção de telas pelas quais se move o filme-performance “Construção Civil” (2021). Nele, seis performers erguem uma estrutura cujo projeto acontece durante o próprio trabalho. Não é arquitetura, mas uma ação fora de ordem e fora da ordem.

 

A performance acontece como um jogo que reparte sua massa numa dança colaborativa e que atenta ao tempo presente, desapega de formas planejadas para simplesmente seguir considerando o que já está. Realizada por agentes não- especialistas, a obra se faz num território coletivo e urgente. Trata-se de um manifesto em meio ao grave tempo que vivemos.

 

Verbete crítico:

 

Um processo que é literalmente construído em momentos que trazem uma narrativa intercalada entre atos de uma construção e movimentos que oscilam entre poéticos e normativos. Uma interligação entre o real e imaginário que agrega ao vídeo um tom instigante, delicado e com boas doses de ironia. É visível o apuro técnico na realização das ações e no seu registro, bem como o envolvimento dos participantes na sua construção, na qual os corpos parecem construir e serem construídos ao mesmo tempo.

bottom of page