Workshop

ARTESANIAS DIGITAIS

Criação e produção a partir da experiência METRÓPOLE ON-LINE

Nesse encontro serão abordados aspectos específicos da criação, técnica e produção com plataformas virtuais, tendo como parâmetro aprendizados e saberes presentes no experimento “METRÓPOLE ON-LINE | Arte para alimentar”, da Inquieta Cia., realizado por Gyl Giffony e Silvero Pereira. Com estreia em junho de 2020, a montagem se consolida como referente das possibilidades inventivas de artistas da cena nas redes sociais, chamando atenção para o uso criativo de recursos do Instagram.


Os artistas-produtores apresentarão características do processo criativo, dentre elas: germes criativos e relação com plataformas virtuais; organização do processo criativo; composição e montagem; atuação e contracenação; iluminação, som e direção de arte; produção e divulgação. Após a apresentação e exposição desses tópicos, abre-se um espaço de diálogo à comentários e questões de todes, todas e todos participantes.

|| Breve Currículos

Gyl Giffony é artista da Inquieta Cia (Fortaleza, Ceará). Ator, encenador, professor, pesquisador e produtor. Dentre seus trabalhos estão PRA FRENTE O PIOR, Esconderijo dos Gigantes, Metrópole, METRÓPOLE ON-LINE e a publicação “De quem é a cena? A regulamentação do exercício amador e profissional de atores e
atrizes”. Doutorando em Artes da Cena pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), onde desenvolve a pesquisa “O LUGAR INVOCADO: Teatralidades, espaços e memórias da violência política na América Latina contemporânea”.


Silvero Pereira é ator, dramaturgo e diretor. Fundador do Coletivo As Travestidas (Fortaleza, Ceará). No teatro atuou em mais de 30 peças e circulou por quase todo o território brasileiro, além de EUA e Alemanha. Seus principais trabalhos no teatro são BR- Trans, Uma Flor de Dama e Quem Tem Medo de Travesti. Na TV atuou na novela A Força do Querer, com participação em vários programas. No cinema fez Serra Pelada (2012), Bacurau (2019), e diversos curta-metragens.
 

Vagas: ilimitadas, conforme a capacidade da plataforma onde será realizado o workshop.

Metrópole On-line - print e arte de Edi